Tabela Fipe e Molicar: entenda as diferenças e saiba qual utilizar

Entre os diversos aspectos a serem analisados ao comprar um veículo, o preço é considerado um dos mais importantes. Com a ajuda da Tabela Fipe e Molicar é possível encontrar os valores praticados no mercado e evitar pagamentos desnecessários. 

Para que você saiba mais sobre o tema, preparamos este artigo em que vamos explicar o que são as duas tabelas, suas principais diferenças e quando utilizá-las. Acompanhe!

O que são as Tabelas Fipe e Molicar?

Apesar de parecidas, as duas tabelas apresentam algumas diferenças, que devem ser conhecidas para não haver imprevistos ao comprar um automóvel. Saiba a seguir.

Tabela Fipe

Desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE permite conferir o preço dos veículos comercializados no Brasil, sendo considerada referência na compra e venda de carros usados. Para isso, ela considera alguns fatores, como ano de fabricação, tipo do motor, quilometragem, itens de segurança, entre outros.

Tabela Molicar

Esta tabela foi criada por uma empresa de mesmo nome, tendo como objetivo detalhar mais informações quanto ao preço dos veículos. Ela utiliza dados fornecidos por empresas do setor automobilístico e institutos econômicos brasileiros, estabelecendo os valores a partir do modelo, ano de fabricação e as particularidades do carro.

Quais as diferenças?

Ambas as tabelas fornecem informações sobre os valores médios praticados no mercado, mas existem diferenças entre elas. Veja as principais:

  • detalhamento das informações: apesar de a Tabela FIPE fornecer valores médios para diferentes modelos, ela não realiza uma avaliação individualizada do estado de cada veículo. A Molicar, por sua vez, oferece uma avaliação mais detalhada, considerando características específicas dos carros;
  • metodologia de cálculo: enquanto a Tabela Fipe utiliza uma metodologia própria baseada em pesquisas de mercado, a Molicar considera dados de vendas efetivas realizadas por concessionárias e lojistas;
  • fontes de dados: a FIPE coleta dados de diversas fontes, incluindo anúncios online, concessionárias, revendedores e outros canais de venda. Já a Molicar se baseia principalmente em dados de vendas reais, considerando as compras e vendas de veículos realizadas no país.

Qual utilizar?

A escolha entre tabela FIPE e Molicar na hora de consultar preços de veículos depende dos seus objetivos e das informações específicas que você procura. Por isso, é importante ter atenção e conhecer suas particularidades para saber quando utilizá-las.

Em geral, a Tabela FIPE é uma boa escolha quando você precisa de uma referência geral para os preços médios de mercado de veículos usados, pois é amplamente reconhecida e utilizada em todo o país. Da mesma forma, se você está comparando diferentes modelos ou anos de fabricação, a ferramenta fornece uma visão abrangente dos valores médios, facilitando a comparação.

Porém, se você está interessado em uma avaliação mais detalhada do seu veículo ou de um veículo que pretende comprar, a Tabela Molicar pode ser mais útil. Afinal, ela considera características específicas, como opcionais, quilometragem e estado de conservação.

A Tabela Fipe e Molicar são duas referências amplamente utilizadas no Brasil para consultar preços de veículos usados. Mas lembre-se de que elas devem ser consideradas junto a outros fatores, como a condição específica do automóvel, histórico de manutenção e demanda local. Além disso, é recomendável fazer uma vistoria e, se necessário, buscar a ajuda de um profissional para avaliação técnica.

Fonte: https://blog.vipleiloes.com.br/tabela-fipe-e-molicar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proudly powered by WordPress | Theme: Funky Blog by Crimson Themes.